segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Viagem leve

Para quem adora viajar como eu, aproveitando todas as opções que as viagens oferecem para deslocamento (barco, trem, avião, caminhada, esportes, etc.) o grande dilema sempre será a mala. Não tem como fugir das dúvidas do que se vai precisar e quanto levar de peso.

Acostumada a armários abarrotados, costumava abarrotar malas e ainda comprar uma extra com as "coisinhas" do caminho.

Demorei, mas aprendi. Minha última viagem foi com uma pequena mala, cerca de 7 quilos e com tudo que eu precisaria. Usei tudo, lavei tudo e ainda "abandonei" roupas pelo caminho para trazer discos, livros e chocolates. Chamei de troca inteligente.

Usei a famosa regra do 3 tão divulgada na internet e funciona mesmo.
A vantagem de viajar leve é que (1) não tem mala perdida, (2) não tem muita frescura na hora de se vestir (não adianta levar malão, turista sempre tem cara e roupa esquisita de turista), (3) se respeita a pessoa do "transfer" ou taxistas sem sobrecarregá-los com excesso de peso, (4) podemos deslocar facilmente por escadas e corredores estreitos de navios, (5) protege da gula das comprinhas desnecessárias, (6) economizamos gorjetas porque podemos transportar a própria mala.

O melhor deste hábito é que agora fiquei mais crítica com meu armário e minhas gavetas. Estou simplificando as prateleiras. Primeiro me obrigo a usar o que está pendurado ou dobrado no armário. Daí durante um dia avalio se ainda preciso dessa ou daquela roupa, desse ou daquele sapato.
Testo novas combinações, penso se vale a pena uma reforma.
Daí lavo e decido se fica ou vai para a doação. 90% das vezes tem ido para doação. Algumas vezes nem preciso experimentar como vai acontecer com um casaco quentinho que achei dobradinho hoje. 
É lindo, leve, quente, mas é hora de soltá-lo no mundo.

Faz um bem danado viver simplificando rotinas, tirando  objetos desnecessários do caminho. Os armários ficam mais organizados e espaçosos.

Bom é viver mais leve -  de corpo e alma, porque daqui nada se leva, como dizem os antigos e deveríamos lembrar sempre desta sábia mensagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Um sonhador é alguém que só consegue encontrar seu caminho à luz da lua, e seu castigo é ver o amanhecer antes do resto do mundo" Oscar Wilde