domingo, 11 de agosto de 2013

Balanço e estantes

Enquanto os cães ladram... a caravana passa, não é mesmo?

Há quase quatro anos (em outubro fará 4 anos) tenho trocado livros.

O começo deste "desligamento" é difícil, diria até penoso. Mas daí se faz um balanço, -  tudo na vida deveria passar por um balanço de tempos em tempos - e aí revisitando as estantes foram se apresentando livros para mais uma leitura e um adeus. Assim comecei uma pequena lista de 10 livros.

Muito difícil no começo, teimo em recordar, porque livro além do autor e do texto tem a história, o momento em que entrou para nossa vida, porquê veio para nossa casa, quais as ideias e os sonhos que se tinha quando se leu e quanto modificamos a partir da leitura e reflexão.

Sim, porque livros nos modificam. Jamais seremos os mesmos depois de uma leitura.

As trocas começaram e não pararam até hoje. Ao todo troquei 58 livros, o que significa uma média de 14,5 por ano, ou seja, neste período de quase quatro anos li livros de autores que jamais teria acesso, por completo desconhecimento, mas também li outros que não tinha tido oportunidade ou dinheiro para adquirir na época dos lançamentos, e até hoje me surpreendo com a felicidade que estas trocas fazem para todos nós. 

Neste final de semana li dois livros que troquei neste período. Escolhas acertadas, momento certo para lê-los.

Hoje fui recolocá-los nas trocas e revisitei o estoque de livros que disponibilizo para trocas: prontos para quem quiser levar são 50 títulos o que significa que estou aberta a 50 novos títulos para ler e retrocar na maior parte das vezes.

Livro em movimento é melhor que livro empoeirado e abandonado sem leitura em estantes.
Uma iniciativa que merece ser difundida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Um sonhador é alguém que só consegue encontrar seu caminho à luz da lua, e seu castigo é ver o amanhecer antes do resto do mundo" Oscar Wilde