quarta-feira, 28 de maio de 2014

"Quando o discípulo está pronto, o mestre aparece"



Assim como todos os dias cumprimos rituais básicos de rotina e higiene, é importante atentar que nada acontece por acaso e que devemos estar prontos para as lições que a vida nos traz e aos mestres que coloca em nossas vidas.
  
Acabei de ficar boquiaberta com uma situação, depois me dei conta que não é acaso e que devo estar pronta para aprender algo importante para o resto da minha vida.
 
Registro para reler no futuro.
Semana passada recebi um livro que optei pela troca mais porque estava cheia de créditos. Li algumas opiniões acerca dele, e como não era propriamente mais um livro de autoajuda, pedi e ele veio, novinho.
 
Hoje recebi um e-mail de um site americano que subscrevo (e que raramente leio por falta de tempo), que falava sobre passividade e raiva e fazia uma análise das questões com tópicos do livro de  Harriet Lerner (The dance of anger). Gostei muito do texto do blog e dos excertos do livro. Fui atrás ler mais e surge a conexão entre Brené (do livro que recebi) e Harriet (que agora quero conhecer mais e ler), considerando que esta última comenta o livro que troquei. Eis o comentário:
 
 
“O que me impressiona neste livro é a sua combinação ímpar de pesquisa consistente com bate-papo na mesa da cozinha. Brené se torna uma pessoa tão real em seu livro que é possível ouvir a sua voz perguntando: “Você já ousou bastante hoje?” O convite contido neste livro é bem claro: temos que ser maiores do que a ansiedade, do que o medo e do que a vergonha de falar, agir e se mostrar. O mundo precisa deste livro e a mistura singular que Brené consegue de calor humano, humor e liberação faz dela a pessoa certa para nos ajudar a ousar.”

— Harriet Lerner, ph.D., autora de Mudando os padrões dos relacionamentos íntimos



Para viver bem é preciso se deletar, desprogramar o automatismo estabelecido de reações e ações repetidas sem maiores reflexões, sair dos modelos que nos impomos ou que nos são impostos, e dar o real nome ao que sentimos, aprendendo a lidar com o conforto ou desconforto dos sentimentos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Um sonhador é alguém que só consegue encontrar seu caminho à luz da lua, e seu castigo é ver o amanhecer antes do resto do mundo" Oscar Wilde