quinta-feira, 2 de maio de 2013

Contrastes

Assisti no final do dia de ontem um pronunciamento da ocupante do cargo de presidente da república do Brasil com a própria voz dublada.

Como ela se atrapalha no improviso e até na leitura de textos pequenos, o pessoal que cuida da "imagem" dela deve ter gasto muitas horas no trabalho.

Fico imaginando o quanto custou aquela gravação. Quantas horas de ensaio e ainda assim ficou com cara de falso. Fiquei imaginando se isso já aconteceu algum dia com outro presidente, e eu que não prestei atenção.
Achei feio, surreal, indigno e desrespeitoso para com os cidadãos.

A realidade hoje é maquiada e para essa falsidade o gasto público é imenso. Enquanto isso a educação, a saúde e a segurança públicas são cada vez mais distante de todos nós.

As leis são feitas para proteger infratores e não as pessoas que trabalham e cumprem os seus deveres. Para estes, quase nenhum direito.

Ah, o direito de ficar calado, este sim viceja. No mais, o direito de não reagir.
Não reagir ao assalto, não reagir à violência, não reagir à mediocridade, não reagir à corrupção. 

Li dia desses que a maior miséria não é passar fome (até os abastados fazem dietas de restrição de alimentos), mas que a maior miséria, a maior pobreza, é silenciar  e não participar da sociedade.

É o que nós brasileiros mais sabemos fazer. Somos mestres em não-reação, mestres na inércia e por isso vamos cada vez pior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Um sonhador é alguém que só consegue encontrar seu caminho à luz da lua, e seu castigo é ver o amanhecer antes do resto do mundo" Oscar Wilde