segunda-feira, 22 de abril de 2013

A vida ensina

Há pouco tempo aprendi que por melhor que seja a intenção, tentar convencer outra pessoa de que a minha experiência pode ser uma boa opção para compartilhar ou sugerir, no mínimo é perda de tempo.

Aprendi que só se partilha com quem precisa, e que quem realmente precisa pede o que necessita.

A vida também ensina que é preciso saber pedir quando se precisa de algo, e que não é para qualquer um, ou para quem não tem experiência naquilo que se precisa.

Como a vida é breve, precisamos partilhar experiências de vida, de caminhos, de ideias, mas o convencimento é pessoal e intransferível. Precisamos uns dos outros para nos completar não para sermos convencidos pura e simplesmente.

Devemos ser mais ou menos como o quiosque de informação turística: estar prontos para responder os pedidos de informações, no limite de nossa capacidade e não avançar  sinais.

Por outro lado devemos aprender a usar  quiosques  quando necessitarmos e não ficar batendo a cabeça sozinhos. Se existe alguém confiável, por que não buscar auxílio e-ou informação?  

Estive no Uruguai este fim de semana, país que adoro e de lá pude ver que realmente a inflação da moeda brasileira já puxou a nossa moeda na conversão - para baixo.

No aeroporto escutei jovens do centro do Brasil ironizando que a moeda uruguaia não vale nada, mas mal sabem que a nossa já valeu mais e está despencando rapidamente diante de outras moedas que se valorizaram frente a nossa - até a uruguaia. Mas quem sou eu para convencer alguém da realidade?

A moeda uruguaia pode não valer muito, mas lá ainda se dança tango de graça nas ruas em frente ao Palácio da Presidência, como dançamos na sexta-feira e tudo é ordeiro, sem drogas, apesar de lá a maconha ser liberada. 
Em várias praças da cidade se dança tango na calçada e pessoas de todas as idades se revezam nos pares e recarregam as baterias.

Como vou seguido para lá, dá para perceber que o governo Mujica (desde 2010) está fazendo  estragos na qualidade de vida daquele povo, mas ainda é possível:

1)andar nas ruas durante o dia e à noite sem ser assaltado ou molestado;
2)poder sentar durante o dia e à noite nos bancos de praças e jogar conversa fora;
3) andar de ônibus e pagar muito menos do que a passagem de ônibus da minha cidade;
4) a cortesia por toda a parte e o bom uso dos espaços públicos;
5) a culinária maravilhosa a preços melhores que os da comida de duvidosa qualidade do Brasil;
6) protestos verdadeiros com pessoas de todas as idade, sem quebra-quebra.

Como eu posso convencer algum brasileiro que merecíamos viver em um país mais educado, mais saudável, mais seguro, mais consciente das suas reais responsabilidade, mais democrático e feliz?

Que viagem!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Um sonhador é alguém que só consegue encontrar seu caminho à luz da lua, e seu castigo é ver o amanhecer antes do resto do mundo" Oscar Wilde