quinta-feira, 4 de abril de 2013

A sombra em cada um de nós

Comecei um curso sobre energia, positiva e negativa e como administrar e nos beneficiar com as cargas e descargas para viver melhor. Estou sintetizando a programação de cerca de 3 meses. Ontem tivemos a primeira aula, com as primeiras lições que vieram recheadas de experiências ordinárias de luz e sombra na vida de cada um de nós.

Não se vive sem ao menos uma sombra, mas temos tantas, algumas nem conhecemos (também somos tantos e tantos em apenas um, mas isto é papo para outra hora).

Não adianta sentir-se iluminado, com tudo em cima, se desprezarmos o que a sombra tem a nos dizer. E a sombra fala da nossa indiferença, das nossas tristezas, de tragédias, de angústias, recordações, a sombra dos outros em nós e ainda as lições do passado. Dormi pouco a noite passada, por ter mexido  com as emoções negativas e positivas que existem em mim. É bom saber e sentir como estão, para a partir daí, ter maior domínio sobre mim mesma. 

Um pequeno conto de Malba Tahan, in a Lenda do Bom Rabi é ótimo para este aprendizado, por isso transcrevo aqui no blog:


"A SOMBRA DO CAVALO

Certo comerciante queixou-se ao 'Primislaner' de que outro indivíduo abrira um armazém rival na mesma rua em que ele tinha casa comercial e que, com isso, iria roubar-lhe toda a freguesia e arruinar-lhe, assim, o meio de vida. O rabi olhou muito sério para o descontente e interrogou-o:
 'Já viste um cavalo levado ao rio para beber, bater com as patas na água e escavar a terra?'
'Sim, replicou o merceeiro. ´É porque está com muita sede.'
Não, meu amigo - elucidou o rabi - A razão é outra. Nada tem a ver com a sede.
Ao baixar a cabeça para beber, o cavalo vê a própria sombra, e, assustado, toma-a por outro cavalo, que também esteja bebendo; e, com medo que não haja água suficiente para ambos, tenta escorraçar o intruso. Bate com as patas, agita a lama e torna suja e impura a água que era clara e límpida. Na realidade, toda a inquietação do animal não tem razão de ser; o rio oferece água de sobra e, mesmo que fossem muitos animais, poderiam todos beber fartamente'. 
Tu também receais um concorrente imaginário. Lembra-te, porém, de que a fartura de Deus corre perene como um rio e dá abundantemente para todos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Um sonhador é alguém que só consegue encontrar seu caminho à luz da lua, e seu castigo é ver o amanhecer antes do resto do mundo" Oscar Wilde