
"Nos cansamos de alguém quando cansamos do seu olhar, quando percebemos que ele nos pede alguma coisa que já não podemos realizar." (Emili Rosales, in A Cidade Invisível, p. 194)
Muito bom este livro. Devorei suas páginas e gostei muito dos fatos históricos trazidos pelo manuscrito, a respeito da construção de cidades e obras de arte. Como é tradução, em alguns momentos tive dúvidas, mas pelo contexto pude deduzir e solucioná-las.
A alternância de fatos no passado e no presente, exige atenção e há muitos fatos, personagens e datas o que faz que muitos não gostem do livro.
Mas é bom. Recebi em troca de livros há mais de 3 anos e só agora li e já vai para nova troca.
Trocar livros disciplinou minhas leituras. Como recentemente organizei mais meus livros, estou priorizando a leitura de trocas mais antigas. E as surpresas não cessam.
Leio um por vez e ainda que não esteja interessante no início, prossigo e tenho me surpreendido positivamente. Não vou omitir que sempre tem um audiobook, outras leituras que se atravessam, mas não perco a meta de um livro por vez, do início ao fim.
Trocar livros é como estar em uma grande família com gostos literários diversos e um eterno aprendizado. E com tantos gostos e livros, é preciso disciplina e muita vontade de ler.
Leitura é hábito. Começa-se devagar, sem jeito até para segurar o livro, mas tem que insistir como para a implantação de qualquer hábito novo na nossa vida. Depois que o hábito "cola" só temos a ganhar.
Em nossos dias não temos mais desculpa para não ler. Os livros estão mais baratos ou gratuitos, seja o livro físico como o digital. Na internet temos as listas de trocas e os livros digitais em várias línguas, pelo book crossing, email, etc.
Também não estuda, não melhora os conhecimentos quem não quer.
A internet disponibiliza cursos do nível básicos ao avançado em quase todas as áreas do conhecimento e desenvolvimento humano, além de excelentes artigos técnicos, muitos totalmente gratuito.
Acesso à internet? Existem muitos pontos onde se pode acessar gratuitamente.
Ainda assim, o povo se desculpa que não tem tempo...
Qual o problema? Acredito que sejam as redes sociais, os tititis que afastam as pessoas do próprio foco, da realização dos próprios sonhos e desejos, já que ficam mais preocupadas em tentar ser o que não são e assim enganando uns aos outros com modinhas e músicas de gosto duvidosos.
Emili Rosales segue viagem esta semana para outras mãos. Espero seja bem recebido e compreendido. Caso contrário, será um bom passatempo com conteúdo histórico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Um sonhador é alguém que só consegue encontrar seu caminho à luz da lua, e seu castigo é ver o amanhecer antes do resto do mundo" Oscar Wilde