terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

As revoluções e os loucos

Somente hoje terminei a leitura de "O Planeta do Sr. Sammler" de Saul Bellow. Recebi este livro mês passado antes da atual greve dos correios (que está retendo cinco dos livros que aguardo).
Li sem pressa, seja porque é denso, seja porque a rotina exigia meus afastamentos das páginas.
Ainda não sei se vai para troca novamente. É um livro com muito conteúdo, para muitas reflexões e certamente quero retomar alguns excertos como este que cito a seguir, perfeito para os dias em que vivemos neste país governado por "revolucionários" apoiadores de manifestações violentas custeadas com dinheiro público: 

"As revoluções acabam nas mãos de loucos. E, naturalmente, existem sempre loucos em número suficiente para cada finalidade. Além disso se o poder for bastante desenvolvido, se tiver uma força intrínseca suficiente, será esse mesmo poder que fabricará os seus próprios loucos pela própria pressão. O poder certamente corrompe, mas essa é uma afirmação humana incompleta. Não será demasiadamente abstrata? Certamente deveria acrescentar-se que é uma verdade específica que o fato de possuir o poder destrói a sanidade dos poderosos, permitindo que as suas irracionalidades saiam da esfera dos sonhos, invadindo o mundo da realidade." (p.213)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Um sonhador é alguém que só consegue encontrar seu caminho à luz da lua, e seu castigo é ver o amanhecer antes do resto do mundo" Oscar Wilde