terça-feira, 20 de novembro de 2012

Grupo é terapêutico!

Estar em grupo é remédio, doce ou amargo, depende do que escolhermos.

O individualismo afastou as pessoas dos grupos. O medo, a desculpa da timidez ou de hábitos muito particulares tem afastado muita gente de conviver em grupo. Muitas vezes eu também evito.

No entanto, grupo realmente é terapêutico. As tiradas, as sacadas, as conversas sem muito significado aparente acabam sendo o remédio, a terapia que cada um está buscando.

Na última viagem uma senhora entre 40 e 50 (talvez mais) insistia em dizer que não estava em busca de relacionamento sério. A cada turno ela precisava reafirmar para si mesmo aquela verdade ensaiada da boca para fora, limitante.

Fico pensando, o que é a vida sem relacionamentos sérios? 
Relacionamentos pra valer, sérios, com homens, mulheres, crianças e velhos deveriam ser normais, duradouros ou não.

Deveríamos levar a sério todos os nossos relacionamentos. 

A sério com bom humor, a sério com muita aventura, a sério com fantasia, a sério com muiiito tesão. Mas sempre a sério, construir o melhor relacionamento, transformar-se em um ser humano real e não fantasmagórico que tem medo de sofrer e amar.

Não existe o par perfeito, nem a mulher ou homem perfeito, daí temos que  arriscar, levar a sério, e  o que aparece no presente, seja para descartar, seja para aproveitar.

Eu costumo aproveitar, e levar a sério, ainda que durem um dia ou uma viagem, ainda que sejam  descartáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Um sonhador é alguém que só consegue encontrar seu caminho à luz da lua, e seu castigo é ver o amanhecer antes do resto do mundo" Oscar Wilde