quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Ser social ou ser solitário

Eu votaria em ambas as posições se alguém me perguntasse.

Ser humano em sociedade é útil, crescemos, fazemos descobertas, nos divertimos, nos entristecemos e também adoecemos.

Não é diferente no ser solitário, com a vantagem que neste grau de ser só podemos manejar melhor as intempéries de ser e até se curar.

Tudo na vida é dual, não existe regra, perfeição, melhor forma. Existem escolhas e as escolhas desencadeiam efeitos e consequências onde é necessário se agrupar ou se isolar. 

Eu achava que eu era a pessoa mais solitária da face da terra, mas tenho encontrado tanta gente perdidamente só, fingindo ser social, que dá dó.

Aí é necessário lembrar que o ser solitário não se confunde com a solidão em si. Podemos sentir solidão em grupo, em festas, em família, cercados por pessoas. Ao contrário, podemos estar completamente preenchidos como seres solitários, sem pertencer a nenhum grupo ou família.

A solidão não é boa ou má. É necessária. É útil.  É dual como tudo na vida.
Temos que aprender a administrá-la, na riqueza e na pobreza dos momentos da vida.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Um sonhador é alguém que só consegue encontrar seu caminho à luz da lua, e seu castigo é ver o amanhecer antes do resto do mundo" Oscar Wilde