sexta-feira, 28 de setembro de 2012

"O futuro nunca está gravado em pedra"

Comprei o livro "O Circo da Noite" antes de viajar para Chicago, em Julho. Queria lê-lo logo, mas resisti e li neste mês de setembro, com calma, apreciando cada detalhe criado pela autora.
Este é o primeiro livro de Erin Morgenstern e provavelmente o enredo estará daqui há alguns anos nas telas do cinema.

"- É uma questão de ponto de vista, a diferença entre parceiro e oponente - explica Tsukiko. Você dá um passo para o lado e a mesma pessoa pode ser as duas coisas ou outra totalmente diferente. É difícil saber qual é a verdadeira. E você ainda tem muitos fatores com que lidar, além do seu oponente."

Erin, além de escritora  é artista multimídia.
Resolveu escrever para expressar sua arte sob um novo ponto de vista, especialmente para registrar aquilo que não conseguia explicar nos desenhos, e o que se sente na leitura do livro é a artista e seus esboços contados em uma trama, meio conto de fadas, meio sonho, meio fantasia, mas acima de tudo palpável e a um passo da realidade de cada um.

Depois que se começa a ler, não tem como parar e não tem propriamente vilões ou mocinhos, mas personagens em busca de respostas e de realizações, ora fantásticas, ora nem tanto, e outros que simplesmente se satisfazem em sonhar "O Circo da Noite" perseguindo-o mundo afora.

"Estou cansada de tentar manter as coisas juntas - diz Célia quando ele se aproxima. - Tentar controlar o que não pode ser  controlado. Estou cansada de me privar do que desejo por medo de quebrar coisas e não conseguir consertá-las. Elas vão quebrar de  qualquer jeito, não importa o que fizermos."

Simplesmente adorável este livro e muito bem traduzido por Cláudio Carina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Um sonhador é alguém que só consegue encontrar seu caminho à luz da lua, e seu castigo é ver o amanhecer antes do resto do mundo" Oscar Wilde